Resenha: Fragmentados - Neal Shusterman.

  • Título: Fragmentados
  • Autor: Neal Shusterman
  • Editora: Novo conceito
  • Páginas: 317
  • Onde comprar: Submarino
SinopseEm uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston Globe-HornBOOK Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.
Resenha: 
"Só porque a lei diz, não significa que é verdade."
Fragmentados é uma distopia narrada em 3° pessoa. O contexto é após a 2° guerra civil dos EUA, onde nós temos dois grupos com ideias opostas (Pró vida e Pró escolha) em relação ao aborto e a eutanásia, esse tipo de coisa. E para acabar com essa guerra o governo decidiu criar A Lei da vida. É uma lei que diz,  crianças e adolescentes entre 13 e 18 podem ser "abortados" pelos seus pais, o que ? Calma que eu vou explicar. Esses adolescentes a maioria que não terão um "futuro" digno os pais assinam a ordem de fragmentação e eles vão para um campo de colheita onde serão fragmentados. Agora você deve estar se perguntando o que é a fragmentação ? Literalmente a fragmentação é a fragmentação, o corpo desse adolescente é todo fragmentado e comprado por pessoas que precisam, por exemplo: Se eu perdi um braço em um acidente, então eu posso simplesmente comprar um outra braço de um fragmentado. E isso é totalmente aceito pela a sociedade. Mas uma das grandes questões do livro é em relação a alma, os sentimentos, as idéias, tudo permanece no corpo mesmo fragmentado ? De acordo com A lei da vida pode ser que sim, dizem eles que um fragmentado não está morto, ele está salvando vidas.  
    O primeiro protagonista que nos conhecemos é o Connor, um garoto de 16 anos que descobriu que seria fragmentado, os pais dele não contaram nada pra ele, mas Connor achou a ordem de fragmentação assinada e a viajem que a família iria fazer não tinha passagem pra ele. O garoto nunca foi fácil, sempre arrumou briga nas escolas e trazia problemas para os pais. Após a descoberta Connor conta para a namorada e os dois decidem fugir, mas na hora, a namorada da pra trás e decide não ir. E ai começa a fuga do Connor,  isso acontece logo nas primeiras paginas do livro, não tem muita enrolação.  
"Connor se pergunta como é que pode chamar o lugar onde vive de "casa", já que está prestes a ser expulso."
Depois conhecemos a Risa Ward, ele é uma menina mais ou menos da mesma idade de Connor, pianista uma boa aluna, mas não ótima que vive da Casa estatal, uma casa onde os órfãos vivem. O governo como não pode bancar todos os adolescentes da casa, alguns são selecionados para a fragmentação, e Risa foi uma das escolhidas. O governo vem e conversa com ela, explicando tudo e dizendo que a fragmentação é algo bom. Ela então decide fugir, mas antes de pensar algo, Risa já está dentro do ônibus com várias outros fragmentados a caminha do Campo de colheita.  
"- Então, o que você fez para ser fragmentado ? - ela pergunta. - Não é o que eu fiz, é o que eu não fiz.  - O que você não fez ?  - Nada."  
O terceiro protagonista é o Lev, a história dele é um pouco diferente do outros pelo fato dele aceitar a fragmentação. Lev é de uma família extremamente religiosa que doam para igreja 10% de tudo que eles tem, e Lev é o décimo filho, por conta disso ele vira o dízimo da igreja . Conhecemos ele na sua festa de dizímo, onde ele está super alegre por se o orgulho da família pois ele será fragmentado e salvará vidas. É muito frustante você ver ele assim, porque é só uma criança que teve sua mente manipulada pelos próprios pais e parentes. Então no grande dia esperado por Lev, ele está a caminho do campo de colheita quando algo acontece, um garoto correndo desnorteado na rua, um ônibus tombado e Lev.  
  "Foi para isso que eu nasci. Foi para isso que vivi. Eu fui escolhido. Sou abençoado. E estou feliz."
O livro possui várias outras coisas, mas quero deixar que para vocês descobrirem, possui vários outros personagens com uma certa importância na historia, como o Roland, os batedores e o Almirante. O final da história é algo esperado, mas não deixa de ser incrível. Os personagens são tão legais, me apeguei a todos eles, no início eu não gostava muito do Lev, mas ao longo da história a personalidade dele da uma volta e ele passa a ser um outro Lev muito foda.  

Eu olhei algumas resenhas antes de comprar o livro, e algumas pessoas dizem que esse universo que o autor criou e muito fictício pelo fato da sociedade do livro aceitar A lei da vida numa boa, eu sinceramente achei muito real, direto vejo reportagens relacionadas a doação de órgãos e o quanto a espera e a fila é grande, eu achei algo bem real o que me deixou com muito medo.

Fragmentados é uma trilogia, e estou louco pelo o segundo, espero que a novo conceito traga logo pra gente. 

Filme 

Fragmentados terá filme, comprado pela Constatin Film, a mesma produtora de Residente Evil, sendo produzido por Robert Kulzer. 


2 comentários:

  1. Amei a resenha, o livro parece muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nayane, muito obrigado por sempre estar acompanhando o blog. É muito bom sim, recomendo.
      Volte sempre, abraços.

      Excluir